Estamos na quarta semana de trabalho da disciplina de PGP (Prática de Gerenciamento de Projetos). Nesta postagem, vou contar como foram as primeiras semanas da equipe Integra.
Semana 1 (31/07/2017 a 06/08/2017)
Na aula de segunda feira os professores Aires e Daniel explicaram os critérios da disciplina e os itens que serão avaliados no projeto a ser desenvolvido. Nessa aula foi feita a divisão das equipes de trabalho. Nossa equipe formou-se com os seguintes integrantes:
Agda Camilla |
Alexandre de Lima |
Julio Valim |
Nicoli Fernandes |
Silvia Letícia |
Eu (Agda) assumi o papel de gerente de projeto.
As missões dessa semana foram:
- Escolher o nome da equipe
- Criação do Blog e canal do YouTube
- Enviar informações da equipe aos professores
- Levantar ideias para o projeto a serem apresentadas aos professores na semana seguinte.
Definimos que o nome da equipe seria INTEGRA.
---------------------------------------------
Semana 2 (07/08/2017 a 12/08/2017)
Na aula de segunda-feira trouxemos as ideias levantadas. Discutimos 6 ideias com os professores:
- Aplicativo móvel de vistoria personalizável por administrador via web
- Aplicação de fanfic que permite que hisórias escritas pelos usuários tenham campos personalizáveis
- Aplicação onde músicos e bandas podem encontrar estabelecimentos pra tocar, e o inverso.
- Aplicação móvel para gerenciar a venda de marmitex.
- Aplicativo móvel para gerenciamento financeiro familiar
- Aplicativo móvel para coordenação de flashmobs
- Aplicativo móvel para gerenciamento financeiro familiar
- Aplicativo móvel para coordenação de flashmobs
Os professores, também como clientes, encontraram impossibilidades práticas, técn
icas ou de negócio nas ideias apresentadas. Fomos desafiados a levantar novas ideias.
No decorrer da semana levantamos mais algumas ideias:
- Aplicativo móvel para organizar e cronometrar uma apresentação, aula ou palestra.
- Aplicativo móvel para organizar a rotina.
- Aplicação para contatar compositores para escrever uma música personalizada.
- Aplicação para contatar compositores para escrever uma música personalizada.
Não conseguimos apresentar as ideias aos professores, para obter a pré-aprovação e nos prepararmos para a apresentação na semana seguinte. Fizemos uma reunião no sábado (11/08), e na discussão, decidimos resgatar uma ideia que havia sido apresentada anteriormente (destacada acima) e aprimorá-la. Durante este fim de semana investimos na proposta da plataforma para músicos encontrarem lugares para tocar e vice-versa.
---------------------------------------------
Semana 3 (13/08/2017 a 19/08/2017)
Essa foi a semana das apresentações iniciais.
Na segunda-feira todas as equipes deveriam apresentar suas propostas. Não conseguimos nos preparar para a apresentação, então decidimos, com aval dos professores, não fazer apresentação. Acompanhando as apresentações das outras equipes pudemos observar pontos (positivos e negativos) aos quais devemos nos atentar no nosso trabalho.
Nessa semana trabalhamos para delinear melhor nossa ideia. Trocamos e-mails e conversamos com os professores durante a semana e fomos orientados, entre outras coisas, a fazer uma pesquisa de mercado para avaliar viabilidade e levantar requisitos.
Preparamos dois questionários, um para músicos e outro para donos de estabelecimentos ou produtoras de eventos. Estes questionários foram revisados e adaptados conforme as orientações dos professores e ficaram prontos para divulgação. Esperamos, no decorrer da quarta semana ter resultados relevante para o nosso projeto.
Semana 4 (A partir de 20/08/2017)
---------------------------------------------
Nesta segunda-feira os professores nos abordaram para saber o andamento do projeto, informamos que os questionários estão prontos e iremos divulgar esta semana e informamos sobre as tecnologias que pretendemos usar no desenvolviemnto.
Esta semana nos dedicaremos às seguintes tarefas:
- Divulgação dos questionários de pesquisa
- Descrição das funcionalidades do sistema
- Instalação e configuração de algumas ferramentas para todos os membros
- Preparação do ambiente de desenvolvimento para todos os membros
Em breve informaremos como foi o trabalho no decorrer desta semana.
Esta semana nos dedicaremos às seguintes tarefas:
- Divulgação dos questionários de pesquisa
- Descrição das funcionalidades do sistema
- Instalação e configuração de algumas ferramentas para todos os membros
- Preparação do ambiente de desenvolvimento para todos os membros
Em breve informaremos como foi o trabalho no decorrer desta semana.
Ufa!
E este foi o resumo do pontapé inicial do nosso projeto.
E este foi o resumo do pontapé inicial do nosso projeto.
Até a próxima!